O que é um software odontológico e para que ele serve?

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O que é um software odontológico e para que ele serve?

O que é um software odontológico e para que ele serve?

O que é um software odontológico e para que ele serve?

O software odontológico permite coordenar e simplificar o trabalho da equipe, além de facilitar a gestão de todos os processos de negócio da clínica. No Brasil, existem softwares odontológicos que são semelhantes em metas e objetivos, mas diferem em termos de funcionalidades adicionais.Um dos softwares mais populares é o CODENTAL . Este software odontológico integra-se facilmente com todas as necessidades de uma clínica odontológica moderna, desde a marcação pelo paciente até a gestão da clínica, sem deixar de lado a simplicidade e praticidade.

Existe um grande número de outros softwares, continue lendo para saber como escolher o software certo para sua clínica e em quais aspectos prestar atenção.

PARA QUE SERVE UM SOFTWARES ODONTOLÓGICO

1. Melhorar a organização e gestão da clínica

Sem um software especial, será difícil acompanhar todos os processos, mesmo que não tenha muitos médicos trabalhando para você. Pequenas clínicas também estão implementando ativamente software odontológico para distribuir o fluxo de pacientes, agendar o trabalho de especialistas, cancelar e agendar consultas prontamente e também manter integralmente a documentação do paciente.

Tudo passa por um único sistema eletrônico. O software é configurado de forma que cada membro da equipe tenha acesso específico ao software. Por exemplo, o administrador tem acesso aos registros dos pacientes, agendamentos de consultas médicas, envio de lembretes de consultas, etc.

Os médicos têm acesso pessoal aos registos médicos e relatórios de despesas dos pacientes. Os contadores trabalham diretamente com os relatórios financeiros, a relação entre receitas e despesas, e o gestor tem acesso a todos os materiais armazenados no software.

  • Agendamento eficaz de consultas de pacientes

A vantagem do software neste aspecto é a eliminação de erros devido ao fator humano. Anteriormente, os administradores podiam inadvertidamente agendar uma pessoa para consultar o mesmo médico ao mesmo tempo. A automação elimina esse cenário. O administrador vê no software o horário de trabalho do médico e os horários livres para consulta.

Portanto, antes de escolher um sistema automatizado, não deixe de esclarecer como é feito o agendamento dos pacientes. Aspectos importantes são a relação entre a agenda do médico e as consultas. Quase todos os softwares modernos possuem esse recurso.

  • Otimizando os horários de trabalho dos médicos

O agendamento dos dentistas é definido antecipadamente, antes da primeira solicitação de consulta do próximo mês. Os reajustes também são feitos antecipadamente, levando em consideração férias, mas devido a licenças médicas e folgas, o horário de recepção muda durante o trabalho.

A principal vantagem do sistema automatizado é que todas as alterações são refletidas no software em todos os departamentos da clínica. Por exemplo, informações sobre licenças médicas são enviadas ao departamento de contabilidade para cálculo do salário do médico.

O gestor poderá analisar o cronograma e determinar o horário de trabalho de cada funcionário, por exemplo, qual dos médicos os pacientes retornam com mais frequência, quem prestou mais atendimento no mês, trimestre ou ano vigente. Com base nessas informações, é criado um relatório especial de desempenho dos funcionários, que pode então ser usado para calcular bônus.

2. Documentação médica eletrônica

A maioria dos sistemas automatizados no Brasil, contém modelos para documentos médicos e outros que não precisam ser preenchidos manualmente. Contratos de prestação de serviços, certificados de deduções fiscais, planos de tratamento, fórmulas dentárias, consentimento para intervenção médica – para tudo isto existem modelos standard na base de dados, segundo os quais administradores e médicos preenchem informações sobre o paciente.

Automatizar o processo de documentação aumenta a eficiência tanto de dentistas quanto de recepcionistas. Não há necessidade de inventar nada – tudo é simples e pode ser preenchido com apenas alguns cliques.

  • Criação e armazenamento de prontuários eletrônicos de pacientes

Os softwares odontológicos armazenam não apenas uma base de clientes, mas também registros médicos de pacientes, juntamente com seu histórico de tratamento na clínica, radiografias, prescrições e diagnósticos.

Isso simplifica a tarefa do médico – ele sabe do que seu paciente foi tratado há vários anos e não há necessidade de guardar tudo na memória. Com alguns cliques, ele pode acessar o histórico de navegação da pessoa.

  • Troca segura e conveniente de informações entre médicos

As redes sociais e os mensageiros instantâneos são bons, mas é aconselhável utilizar estas ferramentas para comunicação pessoal. O sistema CRM permite que os funcionários da clínica se comuniquem sobre questões de negócios e carreguem documentação nele, que fica disponível para revisão de todos.

Você pode deixar anotações nos cartões dos clientes e, assim, fornecer aos colegas informações adicionais sobre um determinado paciente. Assim você evitará o vazamento de informações fora da clínica, por exemplo, se enviar algum documento importante para um mensageiro comum pelo seu telefone.

3. Melhor interação com os pacientes

O software odontológico da codental simplifica a interação com os pacientes, pois a ela estão conectados todos os canais de comunicação da empresa:

  • Telefones, celulares;
  • Mensagens em redes sociais;
  • Solicitações via mensageiros;
  • Formulários de feedback no site oficial;
  • Visitas presenciais à clínica.

E você definitivamente não perderá de vista o paciente. Além do contato com o paciente, o processamento de solicitações de diferentes canais ajuda a capturar dados para análise.

Por exemplo, como as pessoas encontram seu consultório odontológico, por quais canais de comunicação elas vão para uma consulta, etc.

  • Possibilidade de marcação de consulta online

Este recurso permite que você use as seguintes ferramentas:

  • Website oficial;
  • Redes sociais;
  • Um site agregador de publicidade de terceiros;
  • Mensageiro.

Por meio desses canais de comunicação, seus pacientes podem entrar em contato para agendar uma consulta.

  • Consultas on-line e dúvidas dos pacientes por meio do software

Algumas clínicas odontológicas utilizam video consultas como ferramenta para consulta inicial ao paciente. Nessas consultas, o médico informa à pessoa como está sendo tratada sua doença, informa o custo aproximado e a lista de procedimentos (aproximada, pois serão feitos ajustes durante o exame presencial).

Este serviço é especialmente útil para pessoas com deficiência e idosos, uma vez que estas categorias de cidadãos podem ter dificuldade em circular.

COMO ESCOLHER UM SOFTWARE ODONTOLÓGICO ?

Primeiro, entenda que o software tem a ver com funcionalidade e não com custo. É com a seleção correta das funcionalidades que o gestor tomará decisões de gestão competentes com base em relatórios detalhados sobre o seu negócio. Ele deveria ter acesso a qualquer informação, mesmo a mais aparentemente trivial.

O segundo ponto é verificar se o software pode ser modificado para atender às necessidades da sua organização.

E, por fim, integração com outros softwares e serviços. Se o software não for compatível com outros serviços, isso causará alguns transtornos. A melhor opção é a possibilidade de integração com serviços simples e complexos (de mensagens instantâneas a telefonia).

1. Avaliando as necessidades da clínica

Antes de instalar o software, você precisa ligar para um desenvolvedor especialista ou uma empresa que instale e adapte o software às necessidades do negócio. Suas responsabilidades incluem:

  • Realização de análises empresariais;
  • Discussão com a administração sobre as nuances da implementação do sistema;
  • Elaboração de plano técnico de instalação e adaptação de software;
  • o próprio processo de implementação do software;
  • Treinamento de funcionários para atuarem nele.

Os proprietários de consultórios odontológicos devem prestar atenção à escala do projeto, uma vez que nem todos os recursos de software para uma clínica grande são adequados para uma clínica pequena.

2. Número de pacientes e médicos

Os sistemas são desenvolvidos levando em consideração a escala do negócio, mas para os jovens dentistas o software é criado com possibilidade de expansão potencial. Isto é muito conveniente, embora caro. No entanto, se você começar a expandir, o desenvolvedor simplesmente adiciona funcionalidades adicionais e você não terá que mudar de um software para outro.

3. Escopo dos serviços prestados

Isso também é levado em consideração na introdução do sistema no trabalho da clínica. Quanto mais serviços você oferece, mais ampla será a versão do software, pois com um grande volume de trabalho é improvável que você tenha várias pessoas envolvidas.

Os especialistas em instalação podem recomendar-lhe imediatamente uma ou outra configuração de software, tendo em conta o âmbito dos serviços planeados ou já prestados.

4. Funções necessárias (planejamento, documentação, finanças)

Quase todos os softwares devem ter as seguintes funções:

  1. Automação do cadastro;
  2. Controle de pagamentos através da caixa registradora;
  3. Automação do trabalho dos médicos, incluindo armazenamento de Prontuários eletrônicos de pacientes;
  4. Criação de relatórios;
  5. Integração de serviços federais e outros.

5. Comparação de soluções de software

É melhor fazer comparações através de especialistas competentes, mas há várias coisas que você mesmo pode escolher.

6. Visão geral das funções e recursos

Tudo é simples aqui. Quanto maior a clínica, mais será necessária a configuração do software em vários níveis. Listamos o conjunto principal de funções, então vamos ver as adições que podem ser incluídas no software:

  • Caixas registradoras on-line;
  • Bot para redes sociais e mensageiros instantâneos;
  • Aplicativo móvel;
  • Telefonia;

7. Modelos de custo e licenciamento

Esse fator desempenha um papel decisivo para muitos, mas não se deve confiar apenas nele. O preço dos softwares varia, pois existem versões em caixa e em nuvem. Além disso, é levado em consideração o número de funcionários da clínica: quanto mais, maior será o custo do produto.

Ao comprar a versão em caixa, você paga uma única vez. Você pode trabalhar sem estar conectado à Internet, e especialistas cuidam da implementação do software e do treinamento da equipe.

O programa cloud é pago mensalmente, o preço depende do número de funcionários. Se no primeiro caso você adquire o software completo, que pode funcionar sem estar conectado à Internet, no segundo todo o sistema funciona online através de um serviço em nuvem.

Gostou das dicas? Você já usou algum software odontológico ? Se sim, então compartilhe sua opinião com todos deixando o seu comentário abaixo



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